A maioria dos portugueses não protege adequadamente o seu bem mais precioso, ou seja, a sua habitação própria. Seja por razões económicas, desconhecimento ou descuido, são menos de 30% os Seguros Multirriscos Habitação com cobertura de fenómenos sísmicos contratados (segundo dados das seguradoras Tranquilidade e Una).
Porém, mesmo que os novos padrões de construção anti-sísmica possam evitar derrocadas de edifícios, há danos, como rachas e fissuras, cuja reparação é demasiado dispendiosa para grande parte dos proprietários.
A cobertura de fenómenos sísmicos garante danos causados aos bens seguros em consequência de tremores de terra, terramotos, erupção vulcânica, maremoto, fogo subterrâneo e incêndios que resultem destes fenómenos.
Há assim tantos fenómenos sísmicos em Portugal?
Portugal já foi abalado por violentos sismos, como:
⭕ O pouco falado terramoto de 1531 (morreram cerca de 30.000 pessoas e 1/3 da cidade de Lisboa foi destruída);
⭕ O famoso terramoto de 1755 e, mais recentemente,
⭕ Os tremores de terra de 1909 (Benavente e Salvaterra de Magos), 1969 (Lisboa) e 1980 (Açores), dos quais resultaram várias dezenas de mortes e elevados prejuízos materiais.
Será que a minha casa corre riscos sísmicos?
O Engenheiro José Paulo Costa, especialista em reabilitação estrutural a trabalhar no reforço sísmico da Ponte 25 de Abril, salienta que:
❌ Em Portugal, as construções edificadas antes dos anos 80 são, todas elas, muito vulneráveis a sismos.
❌ As construções depois dos anos 80, pela regulamentação, são resistentes ao sismo, mas podem não ter sido construídas de acordo com as melhores práticas, porque não há fiscalização nessa área.
❌ Lisboa e Vale do Tejo é uma região muito vulnerável: metade dos prédios que existem em Lisboa não resistem a um sismo.
O Seguro cobre todas as despesas decorrentes do sismo?
▶️ No limite, o edifício pode ter que ser demolido para ser de novo reconstruído. Se tiver seguro com inclusão de fenómenos sísmicos, está salvaguardado.
▶️ Mas tenha em conta que as seguradoras apenas garantem o valor de reconstrução do imóvel (e não o seu valor de aquisição).
▶️ Este simulador da Associação Portuguesa de Seguradores dá uma ajuda para calcular o valor de reconstrução de um imóvel.
👉 Conte com o nosso apoio para fazer as contas e escolher a melhor proteção para a sua casa.
Temos o seguro – dos alicerces ao telhado.