Sabia que, ao viajar pela Europa, o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) pode ser um excelente aliado? ✈️
Existem serviços de saúde que são gratuitos em Portugal, mas que se pagam noutros países!
O CESD é gratuito 💰, permite aceder a serviços de saúde 🩺 nos Estados-membros da União Europeia, do Espaço Económico Europeu, da Suíça e do Reino Unido, usufruindo dos mesmos preços que os residentes desses países.
Foi criado em resultado do Conselho Europeu de Barcelona em 2002, tendo sido formalizado na Decisão 2003/751/CE. Conhecido por Cartão Europeu de Saúde, tem 3 anos de validade e é individual e intransmissível.
Pode ser pedido online no website da Segurança Social Direta, acedendo ao menu “Doença” e clicando na opção “Obter Cartão Europeu de Seguro de Doença”.
Se preferir, pode requerê-lo presencialmente nos serviços de atendimento da Segurança Social e nos Espaços Cidadão em Portugal continental, no Instituto da Segurança Social dos Açores e no Instituto da Segurança Social da Madeira. Para formalizar o pedido deve preencher o modelo Mod. GIT53-DGSS e apresentar o Cartão de Cidadão.
O Cartão Europeu de Seguro de Doença assegura:
🟢 Acesso aos tratamentos necessários para evitar o regresso prematuro ao país de origem;
🟢 Emergências e todos os tratamentos relacionados com a gravidez, parto e doenças crónicas;
🟢 Cuidados em unidades de saúde públicas, e também em unidades de saúde privadas abrangidas pelo sistema de segurança social/saúde do país onde se encontra temporariamente que aceitem o CESD.
Mas será que substituí o Seguro de Viagem? Não, uma vez que não cobre:
🟡 Os cuidados de saúde em prestadores privados que não estejam abrangidos pelo sistema de segurança social ou de saúde;
🟡 O cancelamento ou interrupção da viagem devido a motivos inesperados, como doença, acidentes ou emergências familiares;
🟡 As situações de perda, roubo ou extravio da bagagem;
🟡 Os atrasos de voos e as despesas adicionais como alojamento e alimentação durante o período de atraso, entre outras situações.
⚠️ Note ainda que os cuidados de saúde prestados aos portadores do CESD, nos mesmos moldes que aos beneficiários do sistema de Segurança Social do país onde se encontram, podem não ser gratuitos! Antes de partir ou ao chegar, informe-se sobre a assistência médica prestada em cada um dos países.
O cartão assegura o reembolso das despesas, exceto taxas moderadoras ou comparticipações (que não são reembolsáveis). Não cobre despesas de saúde de quem viaje com o objetivo de obter tratamentos, nem os tratamentos de caráter preventivo, como as vacinas.
A Diagonal pode ajudar a avaliar as melhores escolhas de Seguro de Viagem para si, para não incorrer em despesas imprevistas. Entre em contacto connosco e peça a sua simulação.
Temos o seguro – para que possa passear à vontade.