No momento de decidir por que seguro optar, o conceito de franquia é um dos mais importantes a conhecer. Com o nosso apoio e o da Autoridade de Supervisão de Seguros, entenda o papel da franquia na gestão dos custos associados aos seguros e na partilha de responsabilidades entre a seguradora e o segurado.
O que é a Franquia dos Seguros?
A franquia é o valor que o segurado tem de pagar em caso de sinistro, antes de a seguradora assumir o restante do custo. Este montante é definido no contrato de seguro e funciona como uma forma de partilha de responsabilidades entre o segurado e a seguradora.
Aspetos a considerar:
🔵 Valor da franquia e prémio: Quanto maior o valor da franquia, menor tende a ser o valor do prémio. Isto acontece porque o segurado está a assumir uma maior responsabilidade em caso de sinistro.
🔵 Tipos de franquia: Pode ser definida como um valor fixo ou como uma percentagem do valor do sinistro ou do capital seguro.
A franquia é um dos pilares fundamentais de qualquer contrato de seguro. Ao perceber o que é, como funciona e como afeta o prémio do seguro, poderá tomar decisões mais informadas e personalizar o seu seguro de acordo com as suas necessidades.
Para mais informações sobre seguros ou para obter ajuda na escolha da melhor solução para si, entre em contacto connosco e peça a sua simulação.
𝗧𝗲𝗺𝗼𝘀 𝗼 𝘀𝗲𝗴𝘂𝗿𝗼 — e os esclarecimentos sobre franquias.
Este episódio faz parte do projeto “Descodificador” da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, que está disponível em: https://www.consumidor.asf.com.pt/descodificador.