Se alguma vez contratou um seguro, já deve ter ouvido falar do termo “prémio do seguro”. No entanto, sabe exatamente o que significa? Nós e a Autoridade de Supervisão de Seguros ajudamos a compreender este conceito fundamental no mundo dos seguros.
O que é o Prémio dos Seguros?
O prémio é o preço que o segurado paga para obter e manter o seguro. Este é determinado com base numa série de fatores, como o tipo de seguro, o risco associado, as coberturas selecionadas e o valor da franquia.
O que engloba:
🟢 Cobertura dos riscos: Este é o principal custo, pois cobre os riscos assumidos pela seguradora.
🟢 Custos de gestão: Inclui despesas administrativas e de gestão do contrato, desde a avaliação do risco até ao processamento de sinistros.
🟢 Encargos de cobrança: Os custos associados à cobrança dos prémios.
🟢 Outros encargos: Despesas que a seguradora pode considerar ao calcular o prémio.
O prémio é mais do que o simples pagamento: é a base que garante a sua proteção contra riscos inesperados. Ao calcular o prémio, as seguradoras equilibram a necessidade de proporcionar segurança financeira ao segurado com os custos operacionais e a sustentabilidade do negócio.
Na Diagonal, podemos ajudar a tomar a decisões mais informadas.
Entre em contacto connosco e peça a sua simulação.
𝗧𝗲𝗺𝗼𝘀 𝗼 𝘀𝗲𝗴𝘂𝗿𝗼 — para simplificar.
Este episódio faz parte do projeto “Descodificador” da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, que está disponível em: https://www.consumidor.asf.com.pt/descodificador.